domingo, 27 de setembro de 2009

Sacolas plásticas insustentáveis

O Brasil consome em média 33 milhões de sacolas plásticas por dia, um bilhão por mês, 12 bilhões por ano. São números absolutamente impressionantes, que dão uma idéia do monumental desperdício e do impacto ambiental causado pelas prosaicas sacolinhas que recebemos a cada vez que vamos ao supermercado. Praticamente não existe um lugar aonde vamos sem encontrar uma delas, enroscada em galhos de árvores, entupindo bueiros, voando jogada pelos ventos. Ou matando mais de 100 mil animais por ano no mundo.


O Ministério do Meio Ambiente e a rede de supermercados Wal-Mart estão desenvolvendo a campanha “O saco é um saco”, para chamar a atenção dos consumidores para estes números incríveis e estimular soluções ecologicamente mais sustentáveis. Aliás, o impacto das sacolas começa no processo de produção, já que são feitas a partir de petróleo ou gás naturais. Isso para produzir um artigo absolutamente descartável.

A campanha quer estimular os consumidores a dizer “não” ao uso de sacolas plásticas e adotar alternativas, como sacolas reutilizáveis ou alguma outra alternativa. No meu caso, peço que os produtos que compro sejam acondicionados, sempre que possível, em caixas de papelão. Outra coisa que estou pensando em adotar é comprar um engradado de plástico e usá-lo de forma permanente para trazer os produtos que compre.

O site do Ministério do Meio Ambiente dedicado à campanha está cheio de informações interessantes e traz muitas dicas sobre como escapar do uso das onipresentes sacolinhas de plástico. (sustentanews).

Veja abaixo, o vídeo da campanha.

Dicas semanais de sites

Como tudo funciona: versão brasileira do How Stuff Works, é o site para os curiosos que querem saber como as coisas funcionam nas mais diversas áreas como saúde, eletrônicos, ciência, carros e outros.


Confiômetro: site que reúne relatos dos consumidores sobre as empresas web, local ideal para checar se uma empresa é confiável na hora de fazer uma compra web.

Eusigo: versão brasileira do WeFollow, o site agrega os usuários do Twitter em categorias ou tags, ordenando pela quantidade de seguidores. Diretório interessante para encontrar pessoas para seguir de uma determinada área ou assunto.

Conveythis: a partir desse site você cria facilmente um botão para traduzir a sua página para 40 línguas diferentes, basta copiar o código gerado e colar no site.

Check My Colour: como o nome sugere, o site checa as cores da sua página, basta escrever a sua URL e o Check My Colour irá dizer os erros cometidos quanto a contraste e legibilidade. Uma ferramenta útil para designers que não querem cometer erros que as vezes passam desapercebidos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...